Natural Lagos

A Carpa Perfeita - O Padrão Super Koi em Carpas Nishikigois

Saiba as principais características para sua carpa se tornar uma vencedora de campeonatos.

Se você ainda não sabia, sim, existem enormes campeonatos onde são julgadas centenas de carpas e entre elas, pelo menos uma em cada categoria (que pode ser dividas por tamanhos e variedades) será eleita a carpa perfeita, podendo o seu dono ganhar troféus enormes, além de aumentar significavelmente o valor da carpa campeã no mercado.

Os jurados avaliam padrão corporal, cores e padrão de estampas, sendo que geralmente o que conta muito é a forma do corpo, ou seja, se você tem uma koi dentro dos padrões ideais de formato corporal, já está bem perto de ter uma carpa campeã. Fique atento também a intensidade das cores, definição das estampas, simetria, além das escamas ou couro limpo, se tiver todas essas características, é bem provável que tenha uma vencedora em seu lago.

Algumas dicas preciosas na hora de selecionar uma carpa premiada:

O corpo deve ser reto e sutilmente em formato de torpedo.
Nadadeiras perfeitas, sem cortes e veias.
Opérculos rentes ao corpo.
Escamas simétricas. No caso de exemplares da variedade Doitsu, as escamas superiores (as poucas, se houverem) devem ser equilibradas e distribuídas e alinhadas sobre o dorso.
Peixes com coloração “completa”, ou seja, sem manchas que descaracterizem o padrão ideal. Evite peixes com cores já “desbotadas”.

 

Voltar